Série Pequenos Começos - Introdução

05.12.2016

Por Carolina Baeta

^

Já  faz algum tempo que o Espírito de Deus despertou em mim um interesse por estudar o Seu Reino. E eu entendi que estudá-lo faz sentido, afinal Jesus anunciava, por onde ia, como era o Reino de Deus. São  muitas as referências bíblicas para o Reino de Deus, e elas merecem ser estudadas com zelo. Todavia, a minha proposta nesta série de mensagens girará  em torno dessas duas parábolas,  apresentadas nos versículos de 31 a 33 de Mateus 13.

E contou-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor entre todas as sementes, quando cresce, torna-se uma das maiores plantas e atinge a altura de uma árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos”. E contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada”. Mt 13:31‭-‬33 NVI

É sabido que Mateus tinha por destinatários os judeus. Um povo que ansiava pelo Reino de Deus, e acreditavam que isso estava atrelado a restauração da glória de Israel, como nos tempos do rei Davi e Salomão. É compreensível que eles esperassem algo tão glorioso,  afinal já  tinham sofrido muito, passado por cativeiros e humilhações, e ainda tinham a promessa da restauração do reino.

 

 

Entretanto, Jesus está ensinando nesta passagem que o reino que eles tanto esperavam viria com um pequeno começo, como do tamanho de um grão de mostarda.  Ora, no pensamento rabínico, a semente de mostarda era proverbial para pequenez. Aquí Jesús compara o reino de Deus a uma semente que se torna uma grande árvore, em comparação com a minúscula semente, e se torna grande o bastante para que as aves se abriguem em seus ramos.

 

 

Entretanto, se o reino possui tamanha grandeza, porque usar uma planta de mostarda? Nenhum judeu devoto duvidava da vinda do reino, e nem que ele seria vasto e glorioso.  Mas o que Jesus está ensinando aqui ultrapassa a glória do reino: ele está dizendo que há uma conexão básica entre os pequenos começos e o reino em sua glória futura.

 

 

Assim, entendemos então porque Jesus usou o grão de mostarda. Para ele, não era essencial enfatizar a grandeza do reino futuro, mas sim enfatizar o começo minúsculo do reino.

 

 

E assim foi, e ainda é, a lógica do reino de Deus. Desde o livro de atos até os dias de hoje, o que vemos são pequenos começos, que quando semeados, crescem e mostram a verdadeira glória de Deus. Sementes semeadas em homens, mulheres e crianças,  talvez os mais improváveis que se pudessem pensar, mas que foram terra fértil para essa semente, e frutificaram, e cresceram.

 

 

Nesta série  de mensagens vamos identificar os pequenos começos na história do cristianismo,  com intuito de despertar você  a conhecer mais sobre o reino de Deus e como Ele tem usado pequenos movimentos para impactar vidas, cidades e nações.

 

 

Vem comigo?

 

 

Deixe seu comentário
Leia também as seguintes mensagens

23.01.2017

Por Carolina Baeta

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO - PLENITUDE DOS TEMPOS

Primeira lição da série "História do Cristianismo", explicando o que vem a ser o expressão "plenitude dos tempos" empregada em Gálatas 4:4...

Leia mais mensagens

MENSAGENS

Pensamento do dia

 

Versículo diário

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

 

 

(Salmos 90:12)

@COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Site de